Home / Congestão nasal e alergias
A primavera chegou e, pontual como todos os anos, voltou também o pesadelo das alergias. Espirros, olhos vermelhos, prurido no nariz, mas também tosse e falta de ar. As alergias podem afetar todos, adultos e crianças, e incidir na qualidade de vida. Estas podem ser causadas por múltiplos fatores, incluindo a familiaridade e as condições ambientais; os sintomas ocorrem de forma ocasional (forma intermitente ou sazonal) ou de maneira persistente (formas perenes com sintomas presentes, mesmo durante vários meses consecutivos num ano).
Entre as várias formas alérgicas, a rinite é uma das mais comuns e frequentes: trata-se de uma inflamação da mucosa nasal e manifesta-se com sintomas como congestão nasal, rinorreia, espirros, mas também lacrimação, vermelhidão e prurido nos olhos. As alergias sazonais são nada mais do que a manifestação de uma reação defensiva a algumas substâncias estranhas, os alergénios. Normalmente, estas substâncias são inofensivas para o nosso organismo, mas em pessoas alérgicas ou atópicas são percebidas como perigosas pelo sistema imunitário. Quando um alergénio específico entra em contacto com as mucosas do nariz, dos olhos e da garganta, é identificado como prejudicial para o organismo e este reage de forma excessiva para neutralizá-lo.
Os alergénios respiratórios são transportados pelo ar. Os principais são:
Quando os espirros e o nariz entupido não dão trégua, é possível intervir de várias formas para prevenir e controlar os ataques, tanto em casa como no exterior.
Para o tratamento da rinite alérgica, o médico especialista pode, dependendo da gravidade do problema, recorrer a medicamentos corticoides e anti-histamínicos por via oral ou em spray e à imunoterapia alérgeno-específica (ou vacina antialérgica). Além destas terapias, para aliviar os principais sintomas da alergia, pode ser útil usar produtos específicos que atuam diretamente no nariz, como sprays descongestionantes e protetores da mucosa nasal. Além disso, uma ajuda nestas condições também pode advir do uso de produtos que combinam a ação descongestionante e protetora com uma ação de lavagem, para remover os alergénios presos no muco e promover a respiração, de modo a prevenir e controlar a irritação a nível nasal.
Fora de casa
Em casa e em locais fechados